sábado, 31 de julho de 2010

Rainha Elizabeth I x Sua Vida Profissional - Parte II

 
Rainha da Inglaterra e da Irlanda (1533 - 1603)!

Elizabeth I, a última das governantes da dinastia Tudor, filha de Henrique VIII e sua  segunda esposa, Ana Bolena, que foi decapitada quando Elizabeth tinha 3 anos. Nascida em Greewich, perto de Londres, passou a infância fora da Côrte. Estudou línguas, música e dança! Voltou à Côrte ao cair nas graças da sexta esposa de Henrique VIII, Catherine Parr, e sobe ao trono em 1558, após a morte de seus meio-irmãos Eduardo VI e Maria I. Durante o seu reinado, a Inglaterra tornou-se uma potência mundial. Elzabeth I  incentivou o comércio, a indústria, o renascimento das artes e a liberação dos costumes. Implantou, definitivamente, o protestantismo e a Igreja Anglicana. Perseguiu católicos e membros da seita presbiteriana dos puritanos. Temendo conspirações dos católicos, aprisiona e manda decapitar, em 1587, Mary Stuart, sua prima e rival, rainha católica da Escócia. É o pretexto para a declaração de guerra do católico Felipe II, rei da Espanha, que tenta combater as incursões inglesas nos territórios coloniais espanhóis. Para desgosto de Felipe II, Elizabeth I, com sua Armada Invencível, vence a frota espanhola, em 1588, e abre caminho para a Inglaterra se tornar potência colonizadora do Novo Mundo e estabelecer sua supremacia marítima. A bolsa de Londres, aberta em 1566, tornou-se um dos principais centros financeiros da Europa. A Companhia das Índias, criada em 1600, expande o comércio exterior e a literatura tem grande florescimento. São do chamado período elizabetano as obras de William Shakespeare, Edmund Spenser e Christopher Marlowe!!!

Como podemos ver, a energia e o autoritarismo de Elizabeth I levaram a Inglaterra a terras antes desconhecidas, justo ela que nunca sequer saiu de sua província!

Aguardem o que foi trabalhado na palestra "Rainha Elizabeth I x Sua Vida Profissional" com o psicólogo, Dr Rogério Gonçalves, e vocês verificarão o quanto a Rainha ainda vive, e muito, em cada uma de nós!!!

Beijo Grande, Ludy!

Para quem tiver interesse, assita ao filme "Elizabeth"!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário