segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Resumo do Encontro sobre Segurança Pública e Cultura de Paz



O Encontro da Rede Goiana da Mulher Empreendedora que aconteceu nesta quinta, 07/08/14, e que deu início ao Projeto Mulheres Líderes com Visão 360 reuniu empreendedoras goianas para um debate sobre Segurança Pública e Cultura de Paz com especialistas no assunto como o Delegado Waldir e a Professora Maria Abadia Silva.

Neste encontro, tivemos um didática diferente dos demais eventos corriqueiros onde as lideranças tomam a maior parte do tempo. No Projeto Mulheres Líderes com Visão 360, nossas convidadas foram as primeiras a expor seus medos, suas preocupações, suas dúvidas e suas ideias (sugestões) e, então, as lideranças iniciaram suas interações, colocando suas experiências e conhecimentos a serviço da comunidade presente.

As empreendedoras também pediram orientações quanto aos acontecimentos recentes ocorridos na Capital. Uma visão ampla a respeito da Segurança Pública no Brasil também foi colocada, além de uma passagem pela Cultura de Paz lembrando a todas que ações como esta, um encontro em prol de uma causa, são ações louváveis que certamente levarão à Paz, diferentemente daqueles que acreditam que optar pela indiferença seja um ato de Paz, como bem frisou Maria Abadia Silva, especialista no assunto.

Confiram algumas afirmações e sugestões levantadas:

- "A sociedade está carente de pessoas com atitude."

- "Precisamos de gestores inovadores e desafiadores em suas ideias e ações."

- "O poder público está muito ausente."

- "Redução da maioridade penal já."

- "Creche em tempo integral."

- "Escola em tempo integral."

- "Escolas técnicas em tempo integral."

- "Creche noturna."

- "Necessitamos de respaldo dos políticos, dos governantes. Precisamos que eles venham até nós explicar o que está acontecendo."

- "Entendemos que a sociedade também precisa contribuir com a questão da segurança."

- "Precisamos que o Governo Federal institua com urgência o Ministério da Segurança Pública ou, pelo menos, crie o Plano Nacional de Segurança Pública com repasse maior de verba na área de segurança. As mulheres exigem isto!"

E, agora, alguns cuidados:

- No carro, esteja sempre atenta. Use todos os retrovisores. Redobre o cuidado.
- Andar em grupo.
- Tenha o número da viatura do seu bairro disponível.
- Denuncie suspeitos para o 197.
- Ao entrar no carro não fique tão descuidada.
- Deixe o celular em segundo plano. Mantenha o foco na sua segurança.
- Oriente seus filhos.
- Evite se destrair ao entrar no carro, ao sair do carro, ao dirigir.
- Evite locais muito isolados.
- Lembre-se: "O criminoso vive do crime."

Um pouco sobre Cultura de Paz:

- "Iniciativa louvável, pois paz é prevenção, é ação, é movimento. Encontros como este faz com que cada uma de nós façamos a nossa parte para a construção de um mundo de paz!" Maria Abadia

- "Quem fortalece e nutre esse sistema?! Cada um de nós tem a sua parte de responsabilidade."

- "Cultura de Paz é um movimento de construção de consciência indispensável a qualquer ser humano."

- "Somos um ser integral. Nossa escola precisa ser integral, mas integral no sentido de abraçar a integralidade do ser humano: sua intelectualidade, suas emoções, o diálogo, o afeto."

-"A Cultura de Paz começa pela educação, principalmente educação de berço, aquela que diz respeito ao afeto na tenra idade."

- "Eu, o outro e o ambiente somos UM."

- "O indivíduo indiferente é doente."

- "O quanto cada um de nós tem contribuído para uma Cultura de Paz a começar dentro de nós mesmos, em nossa família e, por último, na sociedade?"

- "O que fazemos com nossas emoções negativas?!"

- "Como propagar mais emoções positivas em nós e para o outro?!"

Estas foram as reflexões levantadas neste encontro do Projeto Mulheres Líderes com Visão 360 da Rede Goiana da Mulher Empreendedora. Esperamos que tenha utilidade para muitas de vocês assim como teve para nós!! Aguardem os próximos encontros!!! Desde já, grande abraço a todos!

RGME - Inteligência para o Sucesso

2 comentários: